American Football pela primeira vez no Brasil!

Como foi a presença da seleção no Balaclava Fest

João Carlos Martins
2 min readNov 20, 2023

Em 19 de novembro de 2023, o já consagrado Balaclava Fest recebeu a inédita presença de American Football em um de seus palcos. Muito cultuada por difundir o gênero midwest emo para o mundo, a banda de Illinois, Estados Unidos, apresentou um setlist com quase 1h30 de música, que passeou por todos os sucessos presentes em seus três autointitulados álbuns (1999, 2016 e 2019).

O conjunto formado por Mike Kinsella, Steve Holmes, Nate Kinsella e Steve Lamos, trouxe para a sua plateia, majoritariamente maior de trinta anos, a realização de um desejo que ninguém imaginava ser possível. A vinda dos estadunidenses foi motivo de comoção entre emos mais experientes, principalmente aqueles que já contam com términos e divórcios na conta. Dada tamanha responsabilidade, foi possível sentir um clima de nervosismo entre ambas as partes envolvidas neste date.

O carinho que o povo brasileiro costuma desferir a seus ídolos não foi dos mais quentes na noite de domingo, isto é preciso admitir. A turma toda estava atenta às músicas, cantando os principais hits como Uncomfortably Numb, I’ll See You When We’re Both Not So Emotional, Never Meant, chorando desde o acorde inicial, contudo, era notável a timidez mútua nesse primeiro encontro. Foi preciso cerca de uma hora de show para que um singelo “boa-noite” fosse arrancado da boca do frontman do grupo. Depois disso ele até se soltou um pouco mais. Para quem tinha a esperança de ver a intensidade de interação de uma grande estrela pop, esse não era o canal.

Independente disso, e da fumaceira demasiada no palco, a apresentação foi impecável. Musicalmente falando tudo foi absurdamente lindo.

Apesar de ter faltado um pouco disso que cativa os públicos, sobrou respeito e carinho por aquilo que mais importava nesta relação com todos nós.

Acredito que ninguém vai terminar com os futebolistas americanos por conta disso.

Setlist (clique aqui para ouvir):

Stay Home
The One With the Wurlitzer
I Can’t Feel You
Silhouettes
Uncomfortably Numb
Heir Apparent
My Instincts Are the Enemy

Trumpet Solo

Every Wave to Ever Rise
Give Me the Gun
I Need a Drink (or Two or Three)
Home Is Where the Haunt Is
Honestly?

Encore:
You Know I Should Be Leaving Soon
I’ll See You When We’re Both Not So Emotional
Never Meant

--

--

João Carlos Martins

Redator, copywriter, gestor de equipes, baixista e mais um monte de coisas que dão pouco, ou nenhum, dinheiro.